Você está em: Página Principal  >   Projetos   > Cultura Acessível Itinerante


Cultura Acessível Itinerante

Valorizar nossa cultura é uma forma de preservar quem somos, nossas características, nossas crenças, nossa identidade.
A foto retrata um grupo de alunos da Associação Nova Projeto sentados de frente para a equipe de educadores da Ritmos do Coração, que promovem uma interação por meio de instrumentos musicais como tambor, flauta transversal, violino e pratos.

O projeto Cultura Acessível Itinerante vem sendo realizado desde 2010 e consiste na ocupação dos espaços culturais e de lazer da cidade, buscando fortalecer o sentido de pertencimento e reconhecimento do que é nosso, criando memória afetiva do nosso lugar.

São oferecidos diferentes roteiros, selecionados de acordo com o interesse do grupo, propiciando oportunidades para a fruição cultural e a apreciação artística em diversas linguagens: artes visuais, música, dança, teatro, cinema, circo, literatura, além de temas relacionados à biodiversidade e consciência ambiental.

Visando qualificar a experiência, a ação é precedida por uma oficina de preparação que integra atividades lúdicas, interativas, multissensoriais, dinâmicas corporais e aspectos conceituais, em formatos acessíveis, no intuito de estimular a assimilação e interiorização dos conteúdos abordados.

A produção do conhecimento ocorre em meio à contextos interativos que incentivam experiências de apreciação, interpretação e criação com a participação ativa do público alvo.

Além do estudo sobre os processos de aprendizagem, para cada ação proposta, nossa equipe realiza pesquisas temáticas e utiliza diferentes recursos de arte no desenvolvimento das vivências e atividades, tais como: criação de esquetes teatrais e personagens, canto, dança, movimentos corporais, desenho, pintura, escultura, intervenções circenses, manipulações de instrumentos musicais e de percussão, além de exploração de maquetes táteis e materiais tridimensionais, entre outros.

Cada ação envolve uma produção diferenciada no intuito de aprofundar a vivência através de modos criativos de perceber e interpretar o conceitos e suas relações. A transmissão de conteúdos e valores é permeada pelas formas simbólicas de modo a estimular as capacidades afetivas e cognitivas tornando a experiência muito mais significativa, consciente e interiorizada.

Galeria de Fotos