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Vem Brincar Também!

É preciso garantir o direito de todas as crianças de brincar e interagir de maneira plena, segura, saudável e divertida.
A foto ilustra quatro educadores da Ritmos apresentando uma proposta lúdica focada na temática circense para um grupo de crianças com deficiência múltipla acompanhada por seus professores e familiares. Os educadores caracterizados com figurinos circenses utilizam brinquedos interativos.

O projeto "Vem Brincar Também!" compreende o brincar como a principal linguagem e manifestação da infância e, por isso, tem como objetivo oferecer às crianças, com e sem deficiência, atividades onde brincadeira, imaginação e arte se entrelaçam favorecendo momentos de diversão e descobertas.

A ação visa ampliar o repertório cultural infantil, respeitando a diversidade e as diferenças, buscando incentivar, também, os adultos - incluindo pais, familiares e professores - para que compreendam e se sensibilizem para o universo da infância.

Existem diversas barreiras que reduzem o acesso das crianças com deficiência ao brincar, ao lazer e demais oportunidades de convívio e participação em atividades lúdicas com seus pais e com outras crianças devido a fatores como restrição de mobilidade, de comunicação, de transporte, de brinquedos inclusivos, entre outros.

Visando transformar essa realidade, as ações do projeto estão focadas em três pilares:

  • Inclusão: através da realização de intervenções brincantes em Parques, Escolas, CEIs, CEUs, Bibliotecas, Espaços e Centro Culturais, para crianças com e sem deficiência; 
  • Acesso: desenvolvimento de brinquedos e brincadeiras adaptadas com recursos de acessibilidade; 
  • Formação: disseminação de conteúdos que educam, fortalecem, revitalizam conhecimentos e modos de fazer conscientizando pais, cuidadores, professores sobre a necessidade e a importância do brincar na vida das crianças  com deficiência.

    As manifestações e processos culturais e artísticos, sejam eles infantis e/ou dedicados às crianças, são importantes e essenciais vias de interpretação, significação e entendimento do mundo.

    Os conteúdos trabalhados podem ser customizados de acordo com interesses pedagógicos e/ou festividades específicas: brincadeiras de matrizes indígenas, africanas, festa junina, auto de natal, entre outras.

    O projeto existe desde 2015, fomos premiados em 2017 no edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural/MinC, dobramos o número de parceiros/beneficiários em 2018 e queremos expandir a Rede do Brincar Inclusivo.

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