Você está em: Página Principal  >   Projetos   > Eventos Culturais e Sociais


Eventos Culturais e Sociais

Os eventos e celebrações são uma excelente maneira de engajar a sociedade pela causa da inclusão.
A foto mostra um grupo de pessoas de mãos dadas, formando uma roda em uma das ruas dentro do Parque Ibirapuera, com o Lago e árvores ao fundo.

FESTA JULINA CULTURAL

Temos buscado organizar diversas ações no intuito de promover ambientes comunitários positivos, com participação, companheirismo e convivência entre todos. A Festa Julina Cultural propiciou aos participantes - pessoas de diferentes faixas etárias, raças, etnias, condições físicas e mentais - a oportunidade de celebrar juntos as tradições dessa festa popular, vivenciando o respeito e a valorização da diversidade.

VIRADA INCLUSIVA

A Ritmos participa das edições da Virada Inclusiva desde 2011, comemorando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12). O evento é organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Juntamente com diversos parceiros, a Ritmos realiza atividades artísticas como Roda de Dança Inclusiva, Roda de Tambores, Cortejo e Oficina de Ritmos Brasileiros, Oficina de Hip-Hop, Intervenções Circenses, Canto em Libras, Apresentação de Corais, no Parque do Ibirapuera, em frente à fonte multimídia.

Na edição de 2011, a jovem Juliana Amaral, na época com 14 anos, compartilhou um ideal: conseguir reunir no evento o maior número de pessoas, para juntos darmos a volta no Lado do Parque Ibirapuera. A partir daí, muitos contagiaram-se com a ideia e a volta no Lago se transformou no "Abraço Inclusivo". Esse ideal tornou-se uma meta e, todos os anos, encerramos a participação da Ritmos na Virada cantando a canção "Diferença", juntamente com os Corais, convidando o público presente a cantar o refrão da música em Libras e, ao final, a Juliana convida os presentes a se posicionarem para o Abraço.

A partir de 2016, o Abraço Inclusivo acontece de forma itinerante já tendo passado pelo Parque da Juventude (2016) e Parque da Água Branca (2017).

Galeria de Fotos