Você está em: Página Principal  >   Projetos   > NARC


NARC

Núcleo de Pesquisa e Formação Artística e Cultural Ritmos do Coração
A foto retrata um grupo de alunos sentados em roda, atentos ao professor que segura um violão, posicionado no meio da roda.

O NARC (Núcleo de Pesquisa e Formação Artística e Cultural Ritmos do Coração) é um espaço voltado à formação, difusão, pesquisa e produção cultural que busca fomentar as expressões artísticas de pessoas com deficiência, em processos criativos emancipatórios, de iniciação e aperfeiçoamento, em diferentes linguagens, com caráter de continuidade e atuação profissional.

Com base no crescente interesse e procura por espaços de formação em artes pelas pessoas com deficiência, da necessidade de maior visibilidade para as suas produções e na experiência acumulada durante a nossa trajetória, em 2018, demos início às ações do NARC, ministrando aulas de música e dança com ênfase no repertório voltado as manifestações de tradição popular.

As atividades são articuladas entre si e envolvem preparação vocal, corporal, desenvolvimento rítmico e laboratórios de pesquisa folclórica, tendo como eixo norteador a montagem de apresentações que ampliem o aperfeiçoamento artístico do grupo, assim como a formação de público.

Além de música e dança, são oferecidas aulas de teatro, circo, artes plásticas para crianças, jovens e adultos com deficiência (física, intelectual, sensorial, múltipla, TEA, entre outras) e pessoas sem deficiência, com faixa etária a partir de 12 anos, sem distinção de gênero.

O NARC conta com um corpo docente formado por artistas-educadores-pesquisadores com e sem deficiência, atuantes em diferentes linguagens. Todos possuem um perfil dinâmico e capacitação em mediação cultural acessível que possibilita a análise e seleção de repertórios de acordo com as necessidades educacionais e comunicacionais específicas de forma a tornar esses conteúdos acessíveis a todos.

As ações são pautadas pela compreensão e pelo acolhimento das pessoas em suas identidades múltiplas e diversificadas contemplando, em primeiro plano, a sua dimensão humana, criativa e cidadã.

Galeria de Fotos