Você está em: Página Principal  >   Projetos   > Projeto Cultura Acessível


Projeto Cultura Acessível

Valorizar nossa cultura é uma forma de preservar quem somos, nossas características, nossas crenças, nossa identidade.
Sete crianças sentadas no chão, observando um inseto na palma da mão de uma delas. Uma caixa de plástico com areia está no chão

O programa Cultura Acessível Itinerante, vem sendo realizado desde 2010 e consiste na ocupação dos espaços culturais e de lazer da cidade buscando fortalecer o sentido de pertencimento e reconhecimento do que é nosso, criando memória afetiva do nosso lugar.  

 

São oferecidos diferentes roteiros, selecionados de acordo com o interesse do grupo, propiciando oportunidades para a fruição cultural e a apreciação artística em diversas linguagens: artes visuais, música, dança, teatro, cinema, circo, literatura, além de temas relacionados à biodiversidade e consciência ambiental.

Visando qualificar a experiência, a ação é precedida por uma ocina de preparação que integra atividades lúdicas, interativas, multissensoriais, dinâmicas corporais e aspectos conceituais, em formatos acessíveis, no intuito de estimular a assimilação e interiorização dos conteúdos abordados.

A produção do conhecimento ocorre em meio a contextos interativos que incentivam experiências de apreciação, interpretação e criação com a participação ativa do público alvo.

Além do estudo sobre os processos de aprendizagem, para cada ação proposta, nossa equipe realiza pesquisas temáticas e utiliza diferentes  recursos de arte no desenvolvimento das vivências e atividades, tais como: criação de esquetes teatrais e personagens, canto, dança, movimentos corporais, desenho, pintura, escultura, intervenções circenses, manipulação de instrumentos musicais e de percussão,  além de exploração de maquetes táteis e materiais tridimensionais, entre outros.

 

Cada ação envolve uma produção diferenciada no intuito de aprofundar a vivência através de modos criativos de perceber e interpretar os conceitos e suas relações. A transmissão de conteúdos e valores é permeada pelas formas simbólicas de modo a estimular as capacidades afetivas e cognitivas tornando a experiência muito mais significativa, consciente e interiorizada.

Galeria de Fotos