Você está em: Página Principal  >   Projetos   > Festas e Celebrações


Festas e Celebrações

As festas e celebrações são uma excelente maneira de engajar a sociedade pela causa da inclusão.
Crianças na cadeira de rodas rindo, dentro de um paraquedas colorido enquanto voluntários da Ritmos levantam ele.

Temos buscado organizar diversas ações no intuito de promover ambientes comunitários positivos, com participação, companheirismo e convivência entre todos. A Festa Julina Cultural propiciou aos participantes - pessoas de diferentes faixas etárias, raças, etnias, condições físicas e mentais - celebrarem juntos as tradições dessa festa popular, assim como vivenciarem o respeito e a valorização da diversidade.

 

A primeira edição do evento foi realizada no mês de julho/15, na Casa de Cultura e Convivência Zalina Rolim, na Vila Mariana.


A Virada Inclusiva é um evento organizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em comemoração ao dia 03 de Dezembro – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A Ritmos vem participando das edições da Virada, desde 2011, realizando juntamente com diversos parceiros atividades artísticas interativas como Roda de Dança Inclusiva, Roda de Tambores, Cortejo e Oficina de Ritmos Brasileiros, Oficina de Hip-Hop,  Intervenções Circenses, Canto em LIBRAS, Apresentação de Corais, no Parque do Ibirapuera, em frente à fonte multimídia.

 

 

Na edição de 2011, a jovem Juliana Amaral, na época com 14 anos, compartilhou um ideal: conseguir reunir no evento o maior número de pessoas, para juntos darmos a volta no Lago do Parque Ibirapuera. A partir daí, muitos contagiaram-se com a ideia e a volta no Lago se transformou no “Abraço Inclusivo". Esse ideal tornou-se uma meta e, todos os anos, encerramos a participação da Ritmos na Virada cantando a canção “Diferença”, juntamente com os Corais  convidando o público presente a  cantar o refrão da musica, em Libras e, ao final, a Juliana convida os presentes a se posicionarem para o Abraço.

 

A música “Diferença” ressoa nos amplificadores localizados em toda volta do Lago e os presentes, de mãos dadas ocupam o espaço, lado a lado, representando por meio desse gesto a participação ativa e crescente das pessoas pela causa da Inclusão. A cada ano, pretendemos aumentar a quantidade de participantes para podermos concretizar o sonho que começou com a Juliana.


Venha dar um Abraço Inclusivo no Parque!

 

Galeria de Fotos