Você está em: Página Principal  >  Notícias

Notícias

Brincadeiras para se divertir durante a quarentena

15/04/20

Tem muito jeito bom de brincar!!

Um deles é aquele que não deixa ninguém de fora, como o Brincar Inclusivo, no qual todos participam, cada um do seu jeitinho!!

Enquanto brincam, as crianças aprendem a pensar, a sentir e a querer. Por isso, é preciso oferecer a elas a oportunidade de vivenciarem as brincadeiras de uma forma ativa e envolvente.

Trabalhamos para que as brincadeiras tradicionais infantis sejam preservadas e vivenciadas por todas as crianças, seus pais, avós, familiares, nas escolas, parques e comunidades, oferecendo conteúdos em formatos acessíveis, concebidos a partir da cultura brasileira, visando promover a espontaneidade das manifestações que fazem parte do universo simbólico das crianças.

Para isso, separamos algumas dicas e sugestões divertidas que podem ser realizadas com todas as crianças, visando contribuir para que tenham muitos momentos felizes de brincadeiras e alegria!!


BRINCADEIRA Nº 01

Cobrinha de rolha

Essa é uma ótima brincadeira para estimular a percepção de como o corpo se movimenta em um determinado espaço.

Para confeccionar a cobrinha, basta cortar várias rodelinhas com as rolhas de cortiça (aproximadamente 12 rolhas com 4cm cada) e deixar uma rolha inteira para ser a cabeça. Faça os retoques necessários da cabeça com um estilete ou faquinha. Depois é só furar todas as rolhas e passar um barbante ou fio por todas, agrupando-as e formando a cobrinha que vai sair se enrolando por aí! Durante o passeio, que tal uma canção?

A cobra não tem pé

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão

Como é que a cobra sobe no pézinho de limão?

A cobra não tem pé, a cobra não tem mão

Como é que a cobra sobe no pézinho de limão?

Ela estica, ela encolhe

O seu corpo é todo mole

Ela estica, ela encolhe

O seu corpo é todo mole

A cobra vai subindo, vai, vai, vai

Vai se enrolando, vai, vai, vai

A cobra vai subindo, vai, vai, vai

Vai se enrolando, vai, vai, vai

Dica

Que tal fazer duas cobrinhas, uma grande e uma filhote?

Invente diferentes movimentos para as cobrinhas e reproduza no corpo da criança, estimulando o tato e diferentes toques. Lembre-se: a repetição é importante em todas as atividades e brincadeiras.


BRINCADEIRA Nº 02

Serra-serra, serrador

A mamãe sentada com a criança no colo e o papai sentado em sua frente com as mãos apoiando os seus cotovelos fazem o movimento de embalar, puxando para frente (próxima ao corpo do pai) e para trás (próximo ao corpo da mão), enquanto cantam, seguindo o ritmo da música:

Serra-serra, serrador

Quantas tábuas já serrou?

Já serrei vinte tábuas

E mais uma que quebrou

Serra-serra, serrador

Serra o papo do vovô

Serra, serra, serraria

Serra o papo da titia.

Os pais devem intercalar a brincadeira com pausas para poderem prestar atenção na reação da criança. A criança, conforme for se desenvolvendo, irá perceber que durante a brincadeira, cada um tem a sua vez de se expressar e, nos momentos de pausa, poderá mostrar o que deseja fazer. Os pais, por sua vez, começam a compreender melhor e interpretar as expressões da criança.

Dica

As brincadeiras devem ser acompanhadas de canto e fala. Assim, as crianças aprenderão a manter contato, a assumir a sua vez e dar e tomar objetos porque é divertido brincar com outras pessoas. Dessa forma, a criança começa a desenvolver comunicação.


--

A Ritmos do Coração é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção de inclusão, qualidade de vida, bem estar e cidadania das pessoas com deficiência por meio das artes, cultura e educação desde 2009. É reconhecida como Instituição Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania. Em 2014, passou a integrar a rede e Ponto de Cultura do Município de São Paulo, sendo apoiada pela Secretaria Municipal da Cultura e Minc.