Você está em: Página Principal  >  Notícias

Notícias

Cultura tem que ser para todos!!

26/08/20

Ter acesso ao patrimônio material e imaterial que formam a cultura de um povo é um direito de todas as pessoas.

Visando contribuir na prática e tornar real esse princípio, demos início em agosto de 2010 (completando 10 anos neste mês) ao projeto Cultura Acessível Itinerante, que consiste na visita a espaços públicos e privados, como museus, teatros, centros culturais, com acessibilidade, tendo promovido diferentes experiências nas mais diversas linguagens, como música, dança, poesia, circo, artes visuais, entre outras, para mais de 1.300 crianças, jovens adultos e idosos que estiveram conosco em uma das 98 visitas realizadas até a presente data.

Só foi possível concretizar esse ideal através de uma parceria que consideramos fundamental em nossa trajetória com a Kuba Transportes e Turismo que, desde o início, acreditou e vem apoiando o nosso trabalho até hoje!

Em nossa primeira visita, levamos um grupo de crianças do Instituto Gabi para assistir a apresentação "Terra Papagallis", do Balé da Cidade de São Paulo, no Centro Cultural.

A diversão teve início com as atividades lúdicas propostas durante a oficina de preparação. Através da música, movimentos corporais e brincadeiras, as crianças foram envolvidas na atmosfera da dança e da história do espetáculo.

No dia da visita, quanta emoção! O ônibus da Kuba estava estacionado em frente ao Gabi para o embarque. Assim que todos foram devidamente acomodados e os cintos de segurança travados, o amigo motorista deu a partida e lá fomos nós passear por essa cidade grande.

Durante o percurso dava para sentir o entusiasmo, já que todas as crianças sorriam e acompanhavam o ritmo da cantoria. E na hora da apresentação então, não dá nem para descrever a expressão dos rostinhos acompanhando os bailarinos, o colorido do cenário, os figurinos, os sons e a música. Foram momentos mágicos que guardamos com muito carinho em nossos corações.

Esperamos poder, em breve, voltar a sair e vivenciar novamente toda essa alegria!