Você está em: Página Principal  >  Notícias

Notícias

Artes, Cultura e Acessibilidade

23/10/21

Neste ano, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc, formalizamos a parceria com quatro unidades do CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos para a realização do Sarau para Todos, na versão on line, juntamente com os CIEJAs Itaquera, Campo Limpo, Profª Rose Frassom e Butantã.


Em outubro, realizamos o primeiro evento no qual se apresentaram 35 estudante do CIEJA Itaquera e foi incrível, com homenagem a Paulo Gustavo, dança, música, pintura, artesanato, declamações, entrevista.

Em novembro teremos as edições dos demais CIEJAs e,  encerrando a série com o Encontro “Arte na Vida”, no dia 04 de dezembro/2021 para celebrar o Dia internacional da Pessoa com Deficiência. 


A proposta consiste em fomentar o protagonismo e empoderamento dos jovens e adultos participantes motivando-os a identificar seus interesses no campo das artes e da cultura, oferecendo os meios para que possam expressar a sua criatividade incentivando o reconhecimento de potencialidades e talentos artísticos individuais e coletivos e, dessa forma, contribuindo efetivamente para a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência no campo artístico e cultural.


Os jovens e adultos participantes são convidados a responder uma breve pesquisa sobre seus interesses e percepções referentes as artes. Até o momento tivemos 90 formulários preenchidos e na questão “Considero os aprendizados artísticos relevantes para a minha vida” - 76 pessoas responderam concordo e concodo totalmente. Na questão: “Fazer atividades artísticas possibilita a minha realização pessoal” - 68 pessoas responderam concordo e concodo totalmente. Os dados revelam que cerca de 80% dos estudantes consideram a arte relevante em suas vidas.