Você está em: Página Principal  >  Notícias

Notícias

Vídeos em Libras sobre o coronavírus

21/03/20

Os cuidados com a higienização diante da pandemia de coronavírus tem sido ampliados para contemplar uma parte especial da sociedade: os cidadãos que possuem deficiência auditiva, que utilizam as mãos como sua ferramenta de comunicação com o mundo exterior. Lavar bem as mãos com água e sabão, ou esterilizá-las com álcool em gel, são algumas das medidas preventivas, mas essas pessoas demandam e merecem mais atenção.

"Trata-se de uma parcela da sociedade muito especial. Antes de qualquer vídeo sobre os cuidados sobre o coronavírus, é preciso alertar as pessoas [com deficiência] sobre o porquê de elas terem que tomar esses cuidados", alerta a secretária Roseane Estrela, da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência.

"Atualmente há mais de 600 mil pessoas com qualquer tipo de deficiência no Distrito Federal. A grande maioria se encontra abaixo da renda da pobreza e com grande dificuldade de locomoção", informa Roseana. "São pessoas que se encaixam no grupo de risco e que por isso deveriam ser dispensadas ou pelo menos atuar em regime de teletrabalho."

Esse foi um dos assuntos da conversa que Roseane teve recentemente com o novo Secretário da Saúde do DF, Francisco Araújo. Na ocasião, ela aproveitou para sugerir outras propostas para o titular da pasta, entre elas, uma de caráter emergencial em tempos de coronavírus, como a criação de um "protocolo especial de atendimento domiciliar" para deficientes físicos.

"Vai funcionar da seguinte maneira: a pessoa suspeita entrará em contato com a gente, que encaminhará uma equipe até a casa dela", antecipa. "Estamos aguardando uma resposta da Secretaria [de Saúde] para as próximas semanas, para a aprovação desse procedimento."

Para assistir os vídeos sobre os cuidados com o coronavírus acesse:

Vídeo 01: https://youtu.be/lr8w60SssQg

Vídeo 02: https://youtu.be/pNxXi7oIXA4


Fonte: https://agenciabrasilia.df.gov.br/2020/03/21/videos-em-libras-sobre-o-coronavirus-ajudam-a-atender-pessoas-com-deficiencia-auditiva/