Você está em: Página Principal  >   Projetos


Projetos

Nossa atuação tem base em três eixos de trabalho: inclusão, acessibilidade e formação.

Entendemos a inclusão como um movimento social, político e educacional que defende o direito de todos os indivíduos de participarem ativamente, na sociedade da qual fazem parte, desenvolvendo e concretizando as suas potencialidades e sendo aceitos e respeitados naquilo que os diferencia dos outros.

A acessibilidade se caracteriza pela possibilidade de permitir, à pessoa com deficiência, a participação nas mais diversas atividades, tendo acesso equânime aos espaços, produtos, serviços e à informação. (Lei Brasileira de Inclusão, 2015).

Realizamos atividades de formação, produção e difusão, atuando como um polo artístico-cultural agregador da comunidade oferecendo cursos, palestras, oficinas, intervenções, rodas de conversa nas áreas de cultura, arte, educação, inclusão, acessibilidade, empreendedorismo e mediação cultural.

Inclusão e acessibilidade são direitos fundamentais. Em todas as nossas ações e projetos buscamos impulsionar uma nova atitude de pensar e de agir visando à promoção e a garantia desses direitos. Incentivamos a discussão, construção e implementação de políticas públicas em prol da cidadania e dignidade das pessoas com deficiência.

Compartilhamos conhecimentos buscando potencializar transformações significativas através de uma metodologia participativa e emancipatória, que respeita as diferenças e valoriza o potencial criativo presente em cada ser.

A quem se dedica

Nosso foco são as pessoas com deficiência abrangendo, igualmente, o entorno e a sociedade em geral, na medida em que nossas ações e projetos contribuem para que os direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade possam ser vivenciados por todas as pessoas.

Como atuamos

Oferecemos um leque de atividades que visam contribuir com o desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico das pessoas, e comunidades com as quais atuamos. Promovemos, também, a ocupação dos espaços de cultura e lazer da cidade organizando visitas a diferentes roteiros culturais, em formatos acessíveis, e saraus promovendo a visibilidade dos artistas com deficiência que atuam em diversas linguagens artísticas (música, dança, teatro, circo, artes visuais, literatura, etc).

Buscamos atender a demandas de desenvolvimento específicas por isso os projetos são elaborados de forma customizada, com base nos objetivos a serem atingidos.

Onde Atuamos

As atividades são realizadas em parceria com instituições educacionais e assistenciais, públicas e privadas, instituições culturais, associações comunitárias, centros de convivência e lazer e empresas.

Atuamos em todo o Estado de São Paulo contemplando, principalmente, a capital e a região metropolitana.

Como posso contribuir

Conheça nossos projetos

Sete crianças sentadas no chão, observando um inseto na palma da mão de uma delas. Uma caixa de plástico com areia está no chão

Projeto Cultura Acessível

Valorizar nossa cultura é uma forma de preservar quem somos, nossas características, nossas crenças, nossa identidade.
Um grupo de sete dançarinos fazem sua apresentação no salão da Casa das Rosas. Estão de mãos dadas e erguidas, olhando todos para cima.

Sarau Para Todos

Espaço de liberdade de expressão e de encontros onde a manifestação artística se potencializa.
Um grupo de pessoas, entre equipe Ritmos e participantes do evento, andando pela rua juntos, cantando e tocando. O oficineiro está no meio deles tocando violão.

Oficinas Criativas

O fazer artístico desperta a sensibilidade, inspira a reflexão e contribui para manter viva a memória das expressões das culturas atuando como ...
Seis crianças, com e sem deficiência, enfileiradas ocupando os buracos da cobra feita de tecido azul e florido. Equipe da Ritmos do Coração seguram esse tecido.

Vem Brincar Também!

É preciso garantir o direito de todas as crianças de brincar e interagir de maneira plena, segura, saudável e divertida.
Um grupo de jovens com deficiência, junto com colaboradores da Ritmos, abraçados e posando para a foto. Atrás, um stand do evento que participaram com a cor roxa e escrito

Palestras e Eventos Corporativos

Uma empresa é feita por diferentes pessoas. O conceito de sociedade inclusiva pressupõe um mercado de trabalho aberto à diversidade humana.
Duas meninas com deficiência fazendo uma palestra. Atrás, um banner com os dizeres:

Atividades Formativas

O conhecimento é a base para as mudanças. A difusão de informações esclarece as dúvidas, enriquece as experiências, estimula a reflexão e a...